quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Mundo Mágico de Escher


O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) do Rio de Janeiro recebe exposição com 95 gravuras do artista holandês M.C. Escher (1898 - 1972).
Escher se inspirou em modelos matemáticos, como a fita de Moebius, e em mosaicos islâmicos do sul da Espanha para criar suas "imagens mentais".
Além de litografias e xilogravuras, fazem parte da mostra dez instalações-enigma, feitas a partir de labirintos, jogos de espelho e espaços impossíveis idealizados pelo artista.
Fonte: UOL

Na Década de 20 o mundo moderno foi sacudido com as impressões (literalmente) desse mestre da ilusão de ótica. Muitos teóricos e matemáticos viajam nas obras desse inovador intérprete da natureza. O fato de abordar a exatidão das formas não tira o mérito de seu olhar e muito pelo contrário. As possibilidades são infinitas, tendo como referência a forma como se observa o mundo. Inclua-se aí as relações sociais, sobretudo sob o ponto de vista de que “todo mundo é plano de fundo de todo mundo”, como afirma Escher. Na gravura “Oito cabeças”, deixa claro que não apenas as imagens se entrelaçam mas, os seres em seu meio ambiente. Uma última observação que fiz é que ver o mundo através do fazer do outro é um aspecto cultural que nos ajuda a sermos pessoas melhores e mais criativas. Vale a pena conferir.

Serviço

O Mundo Mágico de Escher
De 18 de janeiro a 27 de março de 2011
Centro Cultural Banco do Brasil
Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Entrada franca

Segue o link do site do CCBB
http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10173,1,0,1,1.bb?codigoEvento=3721

Um comentário: