quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PREFEITURA DE MERITI FECHA SUA ESCOLA DE MÚSICA


Acima, coro e orquestra do Maestro Iracito que a mais de 30 anos atua em Merito

O Coro Madirgal nova Hermon, um dos conjuntos corais mais solicitados da Baixada Fluminense me enviou essa péssima novidade e eu não pude deixar de repassar a informação na íntegra como se segue abaixo.

Depois de despejar a Academia de Letras do município, criada no Governo Antonio Carvalho, o prefeito Sandro Matos resolveu fechar a Escola de Música de São João de Meriti, num processo de asfixia lenta e gradual. Para tanto, desde o final de 2010 a Superintendência de Cultura, responsável pela Escola, vem dispensando os professores, inclusive da direção da escola. Agora, a Superintendência anuncia a extinção da Orquestra e do Coral, que reunia alunos e professores e vinha renovando o ambiente cultural do município, emancipado de Nova Iguaçu em 1945. (...)

O prefeito se recusa a discutir com os pais dos alunos e com os professores uma saída para o impasse criado com a sua decisão de acabar com a Escola de Música, onde a imensa maioria dos alunos são oriundos das camadas mais pobres da população e vêem na música uma forma de superação.

Fonte : http://www.albertomarques.blogspot.com/

EM TEMPO: 15h42m

Pois é,

Agora a pouco um representante do "Departamento de Cultura" da Prefeitura de SJM me respondeu por telefone que não é nada disso. Que as demissões foram meramente administrativas e que na verdade o prédio será reformado, sendo anunciado um novo local para as atividades musicais nos próximos dias e que seria legal eu retirar do blog a matéria, já que isso foi "plantado" na rede pelos descontentes. eu, claro, disse que prefiro manter a matéria até que o novo local seja entregue à comunidade artística. A verdade é que, com a agilidade da internet, uma posição foi dada rapidamente.

Vamos cobrar e aguardar.

Um abraço,

Ivan Machado
"A cultura é uma muleta com que o coxo bate no são para mostrar que também a ele não faltam as forças." (Karl Kraus)

23 comentários:

  1. Meu caro Ivan Machado, esta notícia me chegou de nossa amiga Val Guimarães, de Mesquita e reproduzimos em nosso Blog e tomamos a liberdade de reproduzí-la pelo caráter triste e lamentável que é bom que toda a Baixada saiba, tive o cuidado de dar-lhe o dévido crédito da publicação e divulgar seu muito bem organizado Blog para visitação.
    Atenciosamente,
    Luis Pimenta - BLOG DO PIMENTA
    www.luispimenta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Ivan ja que estamos dando as devidas reclamações,e colocando o pingo no I, solicito que seja colocado o nome correto de coral e orquestra, do maestro Iracito Cerqueira, que desenvolve este trabalho no municipio a mais de 30 anos sem nehum reconhecimento ou incentivo cultural e financeiro por parte dos politicos deste municipio, ESTA ORQUESTRA E CORO NA FOTO PERTENCEM AO MAESTRO IRACITO CERQUEIRA...QUE TEM imprestado seu nome e prestigio junto a grandes músico para a organição desta orquestra, e pessoas do poder politico, APARECEM NA FOTO (SE É QUE ME ENTENDE), COMO SENDO A ORQUESTRA UMA INICIATIVA DA SECRETARIA DE CULTURA, POR FAVOR PEÇO CORREÇÃO PARA A FOTO ACIMA COLOCADA,PARA QUE SEJA DADO A DEVIDA HONRA A QUEM LHE É DE DIREITO.PARABENS AO SEU EMPENHO COM A CULTURA DESTA CIDADE E PARABENS POR NÃO SE CALAR DIANTE DE TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO..PARABENS...

    ResponderExcluir
  3. Querido Ivan parabéns pela matéria!
    Fiquei chocada com essa notícia! Minha filha estuda na escola e só tenho elogios quanto ao aprendizado e ao profissionalismo dos professores ,maestros (Iracito e Rui kopp) Isso é uma vergonha! O povo Meritiense, já não tem praças, teatro; nenhum lazer.Agora uma escola que ensina e desperta a cultura em nosso município, Por que fechar?O que a escola precisa é de infraestrutura melhorada, e ñ de retirar aqueles que amam e se desempenham ao máximo em fazer história na música.Só em minha família , há quinze integrantes,da orquestra e coristas.Estamos indignados, pois na escola nada parece acontecer, a não ser a ausência das cento e cinquenta crianças sem aula e minha filha é uma dessas.Parabenizo-lhe uma vez mais , por não calar-se e vamos espalhar isso nos blogs orkuts, sites,assim como com talento, espalhamos boa música.Beijos musicais!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. por favor a minha escola não pode fechar!!!!!!!!
    Recebi essa informação pelo meu orkut.
    vou pedir meus amigos para entrar neste protesto.Parabéns Ivan vc é o cara

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma vergonha...Conheço todos q foram EXONERADOS injustamente...em especial o Rui q estudou no mesmo Colégio q eu, conheço a fundo a sua idoneidade e caráter, não acredito q o mesmo venha faltar com respeito aos seus superiores a ponto de ser afastado de seu cargo....Como tudo nesse Brasil é feito ao "BEL" prazer dos governantes...ai está mais uma "sujeirada" explicita...q acredito q não vai dar em nada, pois a muita coisa escondida ai....É pessoal...escolhemos pessoas erradas e essas pessoas escolhem outras como pagamento de favores...e acabam exercendo cargas q não tem o mínimo de capacidade de exercer...isso é BRASIL

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a nossa escola definhou. Chega de promessas, de que vai melhorar... Estou cansado disso. Professores dando aula no maior calor enquanto uns no "ar-condicionado". Juro que eu queria entender isso.
    Prédio sujo, com vazamentos, sem segurança, sem estrutura. Muita gente querendo mandar e se dizer que é o tal ou o que faz... Na verdade somos nós professores que fazemos alguma coisa acontecer alí e "outros" levando o mérito. A única coisa que me anima é ver o resultado dos alunos que mesmo em péssimas condições eles entendem que queremos é ensinar música.
    Fica o meu protesto.

    ResponderExcluir
  7. Tem que explanar mesmo porque no Brasil a primeira coisa que se corta é a verba para educação.
    Vergonha a situação.
    Como musico eu não tenho nenhum orgulho de ser brasileiro.
    Mateus Starling

    ResponderExcluir
  8. Me solidarizo à indignação por este absurdo. Sr. Prefeito e secretaria municipal de cultura, tenham vergonha na cara e revertam situação tão lamentável quanto degradante do povo sofrido desta cidade.

    Xande Figueiredo

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!!!! Eu não acredito que isso seja verdade, aqui no Brasil já é tão precário o estudo de música, ainda o pouco que se tem tiram...Senhores responsável eu sei que a escola de música aparente mente não dar lucro, mais vc nem se deu conta que vc não vive sem essa música que vcs querem acabar, vc imagina um filme sem música???uma peça sem ela?um casamento sem ela??um momento especial sem um fundo musical?? se ligue!!! não mexa naquilo que vc desconhece mais existe,e te acalma quando vc esta mal, em fim eu vou parar por aqui.
    fica aqui o meu desabafo.

    Sidão Pires batera Rio

    ResponderExcluir
  10. Caros amigos a Escola não fechou Graças a Deus o Prefeito reintegrou toda a Diretoria e Professores exonerados. Hoje a Jornalista do EXTRA esteve lá na escola a pedido das denúncia dos alunos e pais tudo já foi esclarecido. Mas o que não se pode deixar passar que esse ato foi tudo por causa de inveja e egocentrismo da superintendência que se sente ameaçada pois não consegue realizar ações e tentar usar aqueles que consegue sobressair. Desde o secretário de cultura sempre esteve do lado dos professores tanto que ele conseguiu que desbloqueasse os pagamentos e fez com que os funcionários da Escola recebesse. a superintendente está em ato de desespero pois quer se eleger e quer tentar impor e quem não estiver ao lado dela ela quer por p fora. por isso o Diretor Rui não abaixou a cabeça pois não concordar em querer misturar o trabalho com política e a verdade é essa! a CULPADA é a IMCOMPETENTE da SUPERINTENDENTE! SUPERIMCOMPETENTE!!!

    ResponderExcluir
  11. querido ivan dessa vez tenho que concordar com a Mary a Superintendente está mesmo desesperada ela quer fazer de tudo pra tentar se eleger e lá na escola tem outra pessoa que tbm é pré-candidata e faz parte do quadro de professores que ela tinha exonerado. Como as atividades da Escola quem promove as ações é o Diretor Rui e os professores a Escola vem sendo bem falada pela população e o nome da Superintendente não tem aparecido então ela viu uma maneira de tirar pessoas que como nós corre atráz pra divulgar o nosso trabalho e nao deixar que ninguém aparela mais que ela. tudo política!!! 2012 vem aí e a corrida eleitoral tbm que sirva de atenção e que a população na hora de votar nao esqueça esse triste episódio.

    ResponderExcluir
  12. É lamentável o ponto que chegou a política de nosso país, se nem mais educação e cultura já não temos mais o direito de adquirir.Até que ponto pode chegar a cobiça e o poder do homem. Um abusurdo com a população meritiense é essa a Politica do Sr. Prefeito Sandro Matos transformar um local de cultura e lazer num comitê eleitoral!!! se essa superintendente faz o quer passando por cima do Secretário é porquê tem o aval do Prefeito. As situação não vai mudar a não ser que a população tome providência e que não tenha a DIARRÉIA MENTAL de como sempre esquecer que isso sirva de exemplo quanto mais políticos aprontam mais a população continua votando ABRAM oS OLHOS!!! Já soube que com sua belíssima administração a verba das LONAS CULTURAIS já foram desviados para outro departamento e essa promessa que a Escola vai mudar e passar por reforma pura "conversa para boi dormir". Cuidado hein com notícia de verba pra cultura em imediato tudo isso para deviar o FOCO.

    ResponderExcluir
  13. A próposito, desde 2009 eu ouço promessas da superintendência de cultura quanto a melhorias nas instalações da escola. Recebemos três aparelhor de ar-condicionado para as salas 1,2 e 3 (salas de aula), mas adivinha pra onde eles foram? Quem quizer pode nos fazer uma visita e conferir o calor infernal que faz naquele lugar, não ha porta nas salas de aula, segunda 21/02/2011 eu não pude dar aula porque não havia fonte pra ligar o teclado, os instrumento são muito precários, há muito vazamento no teto, não há manutenção do prédio desde que eu entrei lá em 2005, nem pintura, NADA! Inclusive Sr. Prefeito, estamos esperando a sua presença em todos os nossos eventos, sua cadeira sempre fica reservada lhe esperando chegar, mas infelizmente o Sr nunca nos deu esta honra, uma pena, pois o seu município tem uma Orquestra Sinfônica a custo zero para a Prefeitura, uma banda que tem representado o nosso município em vários lugares, a escola tem professores muito competentes, maravilhosos músicos que merecem o seu olhar atencioso. Queremos denunciar o desleicho com que a nossa querida escola vem sendo tratada! Prefeito Sandro Matos, eu votei no SR. e acredito na tua vontade de fazer a diferênça, por favor não dê as costas para todas estas denúncias, lamentavelmente, esta é a mais pura verdade! Parabéns Ivan pela iniciativa.

    26 de fevereiro de 2011 07:15

    ResponderExcluir
  14. PARABENS IVAN .

    É

    Que falta de consideração com tudo
    e com todos....

    É Inadimissivel a prefeitura não dava o suporte
    que deveria .....

    Faltava intrumentos. A Bateria era um pedaço de boracha, Que o professor leváva. Sem falar nos outros intrumentos que se é que dava pra elogiar desta forma ......
    Eles eram velhaços ou melhor pre historicos....

    Faltava cadeira escola. É Issomesmo "cadeira"

    QQQQQQQQQQQQQqqqqqqqqqqqqqqqqqqquuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeee
    VERGONHAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Não era por vontade dos Diretores.

    Faltava capital destinada para esses fimmmmmmmmmmmm
    Adivinha quem manda o capitalllllll..............???????????????

    Agora quer fexar a ESCOLA ...........

    Que falta de Competenciaaaaaaaaaaaaaaa...

    Pois todo imcopetente é assin não se sente feliz
    quando algo de bom está acontecendo............

    Ou tentando acontecer...............

    emfimmmmmmmmmmmm

    PREFEITO da um suporte adequado a Escola esTa mais que na Hora..............

    ResponderExcluir
  15. Maneiro...

    Assim que é bom, pq sobra mão de obra pro crime. Parabéns ao prefeito!

    ResponderExcluir
  16. Na verdade o centro cultural que era pra ser a menina dos olhos da baixada tem se tornado a GALINHA DOS OVOS (VOTOS) DE OUTRO DE SJM.

    Não é o dinheiro na conta. É a dignidade de poder lecionar e obter um bom resultado.

    Parabéns a nós professores e direção da Escola de Música (Rui, Mizael, Evelyn, Ezequias). Pois em meio a tudo isso nós estamos provando que vale a pena ser de boa índole sem necessidade de querer fazer um mata-mata nos que nos incomodaria pra uma futura eleição.


    OBS.: Só retiro minhas palavras quando realmente as promessas do nosso prefeito, cujo tb obteve meu voto, nos der uma melhoria mesmo no CEntro Cultural

    ResponderExcluir
  17. Só retificando, não é a galinha dos ovos de outro. É a GALINHA DOS OVOS DE OURO, OK!!!

    ResponderExcluir
  18. È pessoal infelizmente não é só em São João de Meriti que isso acontece,a cultura en nosso estado está como se diz "as moscas" a àrea de música nem se fala pois, as pessoas não entendem que a música ainda é a forma mais popular de cultura.

    ResponderExcluir
  19. É uma pena que qdo votamos ñ nos lembramos desses incapazes que governam nosso município. Essa escola foi fundada na gestão do então prefeito Adilmar arcenio dos santos e fortalecida na gestão do então prefeito Antonio de carvalho. O que nuca entendí é que, verba tem tanto no estado como na União e aqueles que administram estas instituições lutam por migalhas, sem sairem de seus tronos para irem em busca dos devidos recursos. Falo isto pois, fui Secretário de Cultura turismo esporte e lazer em B roxo e iamos atrás dos recursos além de gabinetes. Este é o real motivo de a escola está fechando. Temos iniciativa privada que dá visibilidade para incomodar os governantes e sem falar daqueles que foram alunos e hoje estão em grupos musicais, igrejas e outros ofícios musicais. Vamos convocá-los vamos prá praça dos 3 poderes com jornais e muito e bom som chamar a atenção, ñ do sandrinho Mattos, mas do governo federal e estadual através dos deputados da região. Chama a Andréia Zito, o Calazans, Chama o Senador Lindinho, Chama o pessoal da ADUD e tantos mais. Quero ver se essa escola ñ vai pra frente. Agora se estão tentanto fazer da escola cabide eleitoral, ñ vai dar som ñ.

    ResponderExcluir
  20. UMA BREVE PRÁ PENSAR - CULTURA É TUDO AQUILO QUE TRÁS VALORES, INCLUSIVE MORAIS, AO SER HUMANO.

    ResponderExcluir
  21. é querido Ivan até agora a escola está do mesmo jeito em condições precárias na area de infraestrutura. o calor é grande "infernal" as paredes terrivel infiltraçõe,poeiras por toda a parte ,a água de um bebedouro que só Deus sabe se está em condições de beber.O nosso prefeito graças a Deus imediatamente trouxe de volta os professores exonerados votei no Sandro Matos pois o lema dele é uma nova cidade.Então ele poderia inaugurar ou melhor reinaugurar uma nova escola. PORÉM OS MERITIENSES NÃO SABEM QUE A MESMA EXISTE.

    TEM UMA MÚSICA DE GONZAGUINHA MUITO BOA PARA OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS QUE CONTAM A VERDADEIRA HISTÓRIA O NOME DELA E COMPORTAMENTO GERAL VEJA A LETRA
    Você deve notar que não tem mais tutu
    e dizer que não está preocupado
    Você deve lutar pela xepa da feira
    e dizer que está recompensado
    Você deve estampar sempre um ar de alegria
    e dizer: tudo tem melhorado
    Você deve rezar pelo bem do patrão
    e esquecer que está desempregado

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você deve aprender a baixar a cabeça
    E dizer sempre: "Muito obrigado"
    São palavras que ainda te deixam dizer
    Por ser homem bem disciplinado
    Deve pois só fazer pelo bem da Nação
    Tudo aquilo que for ordenado
    Pra ganhar um Fuscão no juízo final
    E diploma de bem comportado

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal

    E um Fuscão no juízo final
    Você merece, você merece

    E diploma de bem comportado
    Você merece, você merece

    Esqueça que está desempregado
    Você merece, você merece

    Tudo vai bem, tudo legal


    Queremos uma nova cidade com uma nova escola .A cultura clama grita o povo precisa
    A Sandroooooo socorroooooooooooo!

    ResponderExcluir
  22. Queridos professores respeito a todos vcs sendo que sentimos a presssão ,o que tem que fazer ,passar para os alunos que está tudo bem tudo legal.Sendo que nós meritienses de verdade estamos nesta luta com aq Democracia iremos ter a nossa escola,porém é dever ,temos esse direito ,pagamos nossos impostos,uma escola não pode funcionar com o que resta ela está se acabando.Isso é uma vergonha!Quero ter o orgulho em dizer que meus filhos são alunos de uma exelente escola onde ela é o exemplo .Porém a função da escola é educar .E o que estamos aprendendo? A música com certeza está sendo bem ensinada ,mas e o caracter?o direito ?a cidadania? a cultura????????

    ResponderExcluir
  23. Pois bem Ivan, devo ter "falado" muito e acho que me exoneraram do cargo de instrutor musical. Estou sem salário deste mês. E até agora não sabem me dizer o que houve ou o que aconteceu. Fica mais uma vez o meu protesto. Não pelo salário, mas desrespeito a minha pessoa...

    ResponderExcluir